Quando o lixo eletrônico, como monitores, televisores, computadores e periféricos, teclado, mouse, cabos, impressoras entre outros equipamentos, é aterrado ou incinerado, ele representa riscos significativos de contaminação para o meio ambiente e a saúde humana. Os materiais perigosos contidos no lixo eletrônico são voláteis, não são biodegradáveis e, por meio de vazamentos, reações químicas e vaporização, contaminam o solo, as águas subterrâneas, o ar e podem entrar na cadeia alimentar.
Os metais pesados são tóxicos para plantas, animais e micro-organismos, enquanto em seres humanos podem afetar os órgãos, especialmente o cérebro, causando efeitos persistentes no sistema nervoso.
Produtos químicos, como alguns retardadores de chama, formam gases de combustão corrosivos ou tóxicos, e a presença de CFCs no ambiente contribui muito para a perda da camada protetora de ozônio.
Proteção à vida e aos negócios
É provável que todas as empresas tenham lidado, de alguma forma e em algum momento, com o questão do “lixo eletrônico”. Dispositivos eletrônicos quebrados ou obsoletos que geram demandas logísticas, de espaço, de responsabilidades legais sobre seu descarte.
Para fabricantes de eletroeletrônicos, além de colaborar diretamente para o controle da emissões de CO2 e preservar biomas ambientais, fazer o correto descarte dos REE significa zelar pela proteção dos dados industriais e pela marca da empresa.
A BrasilReverso é pioneira na gestão dos Resíduos Eletroeletrônicos e uma das principais empresas do mercado de sustentabilidade, promovendo coleta, tratamento, descaracterização e reciclagem dos materiais, sempre de maneira segura para seus colaboradores, construindo parcerias com um grande leque de empresas que precisam descartar equipamentos tecnológicos.
Clique nos meios de contato no rodapé e saiba mais.
Entenda como a logística reversa dos eletroeletrônicos pode ajudar sua empresa!