É crescente o número de negócios e lideranças que desejam ser mais transparentes, conscientes e atuantes em relação aos impactos sociais e ambientais causados ao planeta.
A questão da sustentabilidade ganhou extrema relevância para grande parte da população, principalmente para os jovens, uma vez que a emergência climática é um problema global. Desta forma, a sustentabilidade caminha a passos largos para tornar-se um requisito obrigatório para os negócios.
Diante deste cenário, se de um lado a intenção corporativa está cada vez mais estabelecida, a transformação efetiva nas empresas em seus departamentos é um desafio que, muitas vezes, é percebido como um esforço solitário. Contudo, essa percepção pode ser ampliada. É isso o que trabalha a Avaliação de Impacto B (BIA).
A ideia não é apenas reconhecer a qualidade de produtos ou serviços, mas a preocupação em acompanhar e medir fatores que vão além do desempenho econômico do negócio, levando em consideração, acima de tudo, o desempenho social e ambiental que a empresa gera no curso da sua operação.
Através da Avaliação de Impacto B, ferramenta on-line que permite analisar e acompanhar a evolução da performance da sua empresa de acordo com os mais altos padrões de desempenho e impacto positivo reconhecidos pelo mercado, a BIA realiza a análise em cinco áreas: Governança, Trabalhadores, Clientes, Comunidade e Meio Ambiente.
As “Empresas B” são negócios que atendem aos mais altos padrões de desempenho social e ambiental, a critérios de transparência e de responsabilidade legal em equilibrar lucro e propósito. A certificação de Empresa B é uma tendência que vem crescendo em todo o mundo, e segue os principais pilares abaixo:
Investimentos
Os investidores estão reagindo a esse fenômeno e com toda a certeza, cada vez mais existe capital disponível para modelos de negócios sustentáveis. Em pesquisa da Accenture 93 % dos CEOs declararam que a sustentabilidade é importante para o futuro sucesso de suas empresas.
As pessoas querem alinhar os valores pessoais e corporativos, como resultado disso, as organizações necessitam prover não somente ganhos financeiros, mas recompensas que maximizam o valor compartilhado.
Com informações de Seja Empresa B (sistemabbrasil.org).