Tecnologia, leis e sustentabilidade: como empresas de #tecnologia buscam soluções e chamam a atenção para a gestão dos equipamentos eletrônicos obsoletos ⁉️👇🏾
O acelerado desenvolvimento tecnológico faz com que a maioria das empresas se deparem, de forma cada vez mais frequente, com a obsolescência de seus equipamentos #eletroeletrônicos. O reflexo deste contexto é a crescente a demanda das áreas de manutenção, reposição e consequente destinação de peças e equipamentos, por meio de processos que estejam em consonância com o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de cada estabelecimento, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e as legislações ambientais brasileiras.
A atenção se dá por diferentes fatores:
✅ Do ponto de vista ambiental, os equipamentos possuem componentes químicos tóxicos e até radioativos, que se descartados incorretamente oferecem riscos e impactos adversos ao meio ambiente e à saúde da população.
✅ Do ponto de vista clínico, aparelhos defasados podem comprometer a qualidade do trabalho e oferecer risco aos seus usuários.
✅ Sob a ótica da gestão das empresas, equipamentos obsoletos ou com tempo de uso acima do recomendado pelos fabricantes podem se transformar em prejuízos, acarretando desperdícios secundários como alto consumo de insumos, energia e manutenção.
O crescente interesse da #sociedade, #gestores e #investidores por companhias que incorporem em seu posicionamento e modelos de negócio os princípios e padrões #ESG (environmental, social and governance), vem ampliando a análise do mercado sobre o desempenho das ações de desenvolvimento #sustentável praticadas pelas organizações e as práticas de utilidade publica por elas geradas.
E por isso, para que nós da BrasilReverso consigamos promover diariamente a reciclagem dos REE e promover o papel de multiplicadores dessa missão, precisamos que essa mensagem chegue a todos os tomadores de decisão das áreas de manutenção, reposição e compras envolvidos na cadeia do ciclo de vida dos produtos eletroeletrônicos.
Saiba mais como podemos lhe ajudar entrando em contato com nosso time.
Fonte: Camila Mattana Bugarim – HEAD ESG e Sustentabilidade da BrasilReverso.