Ser a continuidade de um visionário e corajoso pioneirismo no setor de reciclagem de eletroeletrônicos brasileiro, é um histórico empresarial que, por si só, coloca BrasilReverso como empresa referência em sustentabilidade no país. Isso muito tempo antes das leis e regulamentações, da onda ESG e do surgimento dos próprios Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que hoje servem como premissas para a evolução da política ambiental da companhia.
“Tivemos uma jornada de dedicação e disciplina de toda a empresa para alcançar essa etapa em nossa política de sustentabilidade. Somos uma empresa ambiental por natureza, mas com processos industriais, um corpo de colaboradores e outros aspectos que exigem um gerenciamento atencioso. Por isso, estamos em evolução constante e a adesão ao Pacto Global marca esse momento”, analisa Antonio D’Amato, sócio e Diretor de Operações da BrasilReverso.
A adesão à Rede Brasil do Pacto Global oferece acesso a ferramentas que ampliam o envolvimento das empresas com temas relacionados à sustentabilidade. “Passamos a nos comprometer a reportar anualmente nosso progresso em relação aos dez princípios. Essa cobrança nos estimula a evoluir constantemente com as práticas e metas internas, como a de Resíduo Zero pós processo produtivo” explica Camila Mattana, head de ESG da BrasilReverso.
“Estamos em evolução constante e a adesão ao Pacto Global marca esse momento”.
Antonio D’Amato – Sócio e Dir. Operacional da Brasil Reverso
No planejamento da empresa, o rejeito produzido no processo de reciclagem (menos de 5% do volume total) irá se tornar vapor para alimentação de caldeiras das industriais locais. O projeto é em parceria com outra empresa que destina restos de cola, etiquetas e outros materiais que não podem ser reciclados de maneira ambientalmente correta.
Conhecimento e capacitação profissional: pilares do plano de crescimento
Outro objetivo institucional importante da BrasilReverso está relacionado também ao seu posicionamento como empresa sustentável: simbolicamente, a empresa quer estacionar seus caminhões (de preferência já 100% movidos à eletricidade) nas vagas reservadas às maiores recicladoras de eletroeletrônicos do Brasil. Mas não de qualquer forma: o plano de crescimento é orgânico e vai continuar associando ao escopo tecnológico e industrial da empresa, conhecimento e mãos humanas em seus processos – da avaliação de equipamentos, à desmontagem, descaracterização e toda gestão da reciclagem das matérias-primas.
Para os Diretores, valorizar a qualidade da interação humana na reciclagem de eletroeletrônicos significa dar prioridade a capacitação e profissionalização de pessoas, gerar emprego, criar renda e ser catalisador de melhoria nas condições de vida da comunidade onde a empresa está inserida. Desta forma, também estará alinha ao já reconhecido valor social do trabalho das cooperativas e operadores autônomos de coleta de materiais recicláveis.
Convidamos parceiros e clientes a conhecerem e também direcionarem esforços para fazer parte do programa.
Mais informações em www.pactoglobal.org.br