Especialistas do Master of Business Administration (MBA) EXECUTIVO EM ESG e IMPACT, da escola de negócios Trevisan em parceria com a Exame Academy, estão desenvolvendo um case de estudo da agenda ESG (ambiental, social e de governança) junto á BrasilReverso.

Foto sobre Especialistas do Master of Business Administration (MBA) EXECUTIVO EM ESG e IMPACT, da escola de negócios Trevisan em parceria com a Exame Academy, estão desenvolvendo um case de estudo da agenda ESG (ambiental, social e de governança) junto á BrasilReverso.

Especialistas do Master of Business Administration (MBA) EXECUTIVO EM ESG e IMPACT, da escola de negócios Trevisan em parceria com a Exame Academy, estão desenvolvendo um case junto a BrasilReverso de estudo focado na Agenda ESG com foco na reciclagem dos resíduos eletroeletrônicos (REE). O maior desafio encontrado é que uma empresa com foco em tratamento de resíduos sólidos já seria por si só ESG. Porém, os desafios da conta da reciclagem não fecha. A logística ainda é muito dispersa, e isso gera impacto negativo. As atividades são da disciplina de Indicadores de sustentabilidade ambiental, social e de governança, ministrada pela professora Luciana Rodrigues Oriqui e envolvem a construção, primeiramente, da matriz de materialidade da reciclagem da BrasilReverso.

Os três fatores – ESG – associados à reciclagem são centrais na medição da sustentabilidade e do impacto social de um negócio cuja materialidade esteja pautado na economia circular, comenta Camila Mattana, Head de ESG da BrasilReverso e aluna do MBA. Mas o maior desafio aqui no estudo, é como associar apenas o impacto positivo do momento da reciclagem e no fechamento de toda a cadeia. Sabemos que o maior desafio é reunir dados e trabalhar em cadeia compartilhada conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) prevê.

O objetivo do estudo é criar além da matriz de materialidade da reciclagem de REE, reunir indicadores nacionais para a cadeia de reciclagem dos eletrônicos para o setor privado, em consonância com o cumprimento das metas do acordo setorial.

Essa rodada de assuntos prevê a frente de incentivo á pesquisa e desenvolvimento da BrasilReverso.

O curso está sobre coordenação de grandes líderes nacionais da agenda de sustentabilidade e resíduos, Dr. Fabricio Soler, e Dra. Caroline Palermo.

Os especialistas envolvidos nessa rodada de discussão e estudo de caso foram: Adnylson Soares da Silva, Alessandra Gonçalvez de Freitas, Camila Mattana Bugarim, Fabiola dias Carvalho, Manuel G. Sabino, Silvania Magliano e Tatiana Aroeira Gadben.

Saiba mais em: http://exame academy